Recursos em câmeras - Built-in features for Macro

MACROFOTOGRAFIA ONLINE
RECURSOS EM CÂMERAS - MACRO
BUILT-IN FEATURES FOR MACRO





Em teoria, qualquer câmera digital com zoom óptico e 3,0 megapixels de resolução já seria suficiente para a Macrofotografia e/ou Close-up. 

No entanto, alguns recursos mínimos são necessários/recomendados no equipamento para facilitar o processo e permitir uma melhor qualidade das fotos. 

São eles:

Recurso macro: Normalmente representado por uma flor na câmera, este recurso permite que a câmera se auto ajuste para uma configuração macro, permitindo fotos mais próximas.

Abertura, diafragma ou “ fmanual: Este recurso é muito importante para permitir uma maior profundidade de campo, ou seja, quanto maior o f mais profundo o assunto estará focado (leia o artigo sobre conceitos para maiores detalhes). O valor ótimo para o f normalmente fica entre 8 e 16. Atenção: acima de f 8 normalmente é necessário flash.
Veja abaixo a comparação de foco entre dois valores de abertura (f 5.6 e f 17):
In theory, any digital camera with optical zoom and 3.0 megapixel resolution would be enough for Macrophotography and / or Close-up. 

However, some minimal resources are needed / recommended in the equipment to facilitate the process and provide a better quality photos.

They are:

Macro feature: Normally represented by a flower in the camera, this feature allows the camera to adjust itself for a macro setting, allowing closer distances.

Manual aperture, diaphragm or "f": This feature is very important to allow greater depth of field, ie, the higher the f more deeper focus yu’ll have (read the Concepts article for details). The optimal value for f is usually between 8 and 16. Attention: above  f 8 usually a flash is required.

You can see below the focus difference when comparing two aperture values​​ (f 5.6 and f 16):


Zoom óptico (para câmeras compactas, não reflex/DSLR): Ao utilizar lentes externas, a variação do zoom ótico permite um aumento maior ou menor do assunto. Mas atenção: Câmeras compactas com muito zoom óptico (acima 10x) tendem a perder muita qualidade de imagem quando o zoom é acionado acima de ~10x (imagem esbranquiçada devido à conjugação de muitas lentes).

Modo burst ou contínuo: Conseguir um foco ótimo e/ou uma imagem sem tremer é sempre uma tarefa difícil na Macrofotografia. Quanto maior o aumento que se deseja obter de um objeto, maior será a dificuldade em focalizá-lo e manter o conjunto firme. 

O recurso burst (ou modo contínuo) permite tirar várias fotos em um curto espaço de tempo, permitindo, dessa forma, manter o disparador pressionado enquanto desloca-se a câmera em seu eixo (aproximando-a e/ou distanciando-a do assunto), aumentando a probabilidade de obtenção de uma foto bem focada e sem tremer.

Tempo de exposição manual: O tempo de exposição nada mais é do que o tempo em que o obturador permanece aberto, capturando a imagem. É medido em segundos, ex: 1/200s, 1/80s, 10s, etc. Algumas vezes, o assunto a ser registrado pode necessitar mais luz ou estar em um ambiente muito claro. 

Importante observar que tempos de exposição maiores resultarão em imagens tremidas, caso a câmera não esteja apoiada firmemente. 

Quando utilizar câmeras Reflex (DSLR) e flash, observe a velocidade máxima de sincronismo para configurar adequadamente a exposição (normalmente até 1/200 ou 1/300 s).

Sempre utilize o medidor de exposição (fotômetro) da câmera (exemplo abaixo). Valores negativos indicam imagem escura (subexposição), valores positivos indicam imagem muito clara (superexposição), o indicador no centro seria o adequado:
Optical zoom (for point-and-shoot cameras, not DSLR): When using external lenses, the variation of the optical zoom allows higher or lower magnification of the subject. But beware: Compact cameras with much optical zoom (beyond 10x) tend to lose a lot of image quality when the zoom is activated above ~10x (whitish image due to a combination of many lenses).

Burst mode or continuous drive: Getting an optimal focus and / or a picture without shaking is always a difficult task in macrophotography. The greater the increase to be obtained of an object, the greater the difficulty in focus and maintain it firmly together. 

The burst feature (or continuous drive) allows you to take multiple pictures in a short time while holding down the shutter button and moving the camera back and forth. It increases highly the probability of obtaining a well-focused photo without shaking.

Manual exposure: The exposure is no more than the time in which the sensor remains opened, capturing the image. It is measured in seconds, e.g. 1/200s, 1/80s, 10s, etc.. Sometimes, the subject to be recorded may need more light or being in an environment very clear.

It is important to note that higher exposure times result in blurred images if the camera is not firmly supported.

When using DSLR cameras and flash, observe the proper sync speed between camera and flash (usually up to 1/200 or 1/300 s).

Always use the camera’s exposure meter (photometer). Negative values ​​indicate dark image (underexposed), positive values ​​indicate very clear picture (overexposure), the indicator in the center would be the appropriate position:

White balance (ajuste de branco): O ajuste de branco é necessário dependendo da luz que está sobre o assunto (luz natural, luz artificial branca ou amarela ou flash). Ajustando-se o white balance, evita-se alterar a cor real do assunto ao fotografá-lo.

Disparador remoto: É opcional. Quando é utilizado algum recurso para fixação da câmera (base, tripé, etc) e o aumento do assunto é muito elevado, o disparador remoto é um recurso que facilita muito a Macrofotografia (ou microfotografia). Com ele, pode-se focalizar um objeto utilizando-se o recurso de fixação e registrá-lo sem que câmera saia da sua posição de ajuste. Algumas vezes, fotografando-se com apoio apenas no próprio corpo, até a respiração e os batimentos cardíacos “atrapalham” :-)

Redutor de vibração (image stabilization): Também opcional. Algumas câmeras possuem este recurso, aumentando muito o aproveitamento das fotos.

Diâmetro da objetiva (para câmeras compactas, não reflex/DSLR): Se o diâmetro das lentes que você possuir para Macrofotografia (ex: objetivas de binóculos) forem menores que a objetiva da câmera, ocorrerá vignetting (cantos escuros nas fotos) e/ou distorções na foto (bordas distorcidas). Veja efeitos abaixo:
White balance: This setting is required depending on the light that is on the subject (natural light, artificial light or flash white or yellow). Adjusting the white balance avoids changing the actual color of the subject.

Remote shutter: Optional. When a feature is used to fix the camera (stand, tripod, etc.) and the magnification of the subject is very high, the remote shutter is a feature that greatly facilitates macrophotography (or microphotography). With it, you can focus on an object using the support feature and register it without moving the camera position.
Sometimes your own breathing and heartbeat disturb the Macrophotography proces. :-)

Image stabilization: Also optional. Some cameras have this feature, greatly increasing the success.

Diameter of the lens (for point-and-shoot cameras, not DSLR): If the diameter of the lens you have for macrophotography (eg binoculars lenses) are smaller than the camera lens, vignetting will occur (dark corners in the pictures) and / or distortions in the picture (distorted edges).
See below these effects:


Botão "preview" de profundidade de campo (apenas para câmeras reflex DSLR): Uma das principais maneiras de realizar Macrofotografia com câmeras Reflex DSLR é a aplicação da técnica da lente invertida. 

Explico melhor esta técnica em artigo específico, mas, basicamente, trata-se de colocar um anel inversor na objetiva e acoplá-la invertida no corpo da câmera.

Nesta técnica a câmera fica sem controle eletrônico sobre a lente, impedindo a seleção do f desejado. A objetiva fica sempre com o f mínimo, ou seja, mais aberto e proporcionando profundidade de campo "rasa".

Para contornar este problema:

1º) Configura-se o f no valor desejado com a lente em modo normal.

2º) Mantendo-se pressionado o botão de preview (veja indicação na foto abaixo, no caso uma câmera Canon EOS REBEL T3i 600D), retira-se a lente da câmera.

3º) Coloca-se a lente de forma invertida e voilá! Sua lente está com o diafragma na posição que você configurou.

Eu já vi alguns sites ensinando a mudar a posição do diafragma cutucando o mecanismo da lente internamente com um arame. Eu não recomendo!, você pode danificar o mecanismo e/ou riscar a lente!, a técnica acima é muito mais segura.
Depth of Field preview button (only for DSLR cameras): One of the main ways to make macrophotography with DSLR cameras is the reversed lens technique.

explain this technique deeper in a specific article, but basically it consists on attatching the kit lens reversed on the camera body using a reversing ring.

In this technique, the camera has no electronic control over the lens, preventing the selection of the desired f value. The objective is always at minimum f, ie, more opened and providing shallow depth of field.

 To work around this problem:

1º) Set up of the desired value with the lens in normal position.

2) Press/keep holding the preview button (see indication in the photo below, in case a Canon EOS REBEL T3i 600D), and detatch the lens.

3) Place the lens reversed and voila! Your lens is with the diaphragm in the position you set.

I've seen some sites teaching to change the position of the diaphragm mechanism poking the lens internally with a wire. I do not recommend it!, You can damage the mechanics and / or scratch the lens!, The above technique is much safer
.

Para conhecer melhor a sua câmera digital ou caso esteja em dúvida de qual modelo comprar, sugiro acessar:

http://www.dpreview.com

O site fornece um resumo dos recursos disponíveis em milhares de câmeras (inclusive obsoletas) e permite comparações lado-a-lado.
To better understand your digital camera, or if you are unsure which model to buy, I suggest you to visit:

http://www.dpreview.com

The site provides a summary of the resources available in thousands of cameras (even obsolete) and allows side-by-side comparison.


0 comentários:

Postar um comentário